América

Excursão clássica pelo desfiladeiro de Colca e chegada a Arequipa

O título desta entrada diz quase tudo, desde aquele dia fizemos a turnê que todo mundo faz quando visite o canyon de Colca. Talvez com a pequena exceção de que já havíamos passado duas noites lá. Na hora indicada, uma van veio nos procurar no hotel. Lá dentro, conhecemos outros viajantes que também iam desfrutar da excursão naquele dia.

A primeira parada foi na praça principal de Yanque, onde havia algumas garotas dançando ao som da música regional, vestidas com as roupas típicas da região. Foi uma parada rápida, cerca de 10 minutos, o suficiente para tirar a foto do rigor para a igreja e começar novamente a visitar a próxima cidade. Como Yanque, Maca É uma cidade pequena que alguns anos atrás foi totalmente devastada por um terremoto e mais tarde foi reconstruída, especialmente sua igreja branca e imaculada.

A parada aqui também foi muito curta, com duas fotos de rigor e em andamento, direto para a cruz do condor. Um tempo depois chegamos lá. Basicamente o condor cross é um ponto de observação coroado por uma cruz, de onde você pode ver o ponto em que o canyon tem a maior profundidade e, se tiver sorte, algum condor.

No ponto de vista, havia muitas pessoas e os grupos não pararam de chegar. Descemos as escadas para outra parte do ponto de vista que era maior e mais distante da cruz, e lá ficamos por um tempo contemplando a paisagem. Tivemos uma hora e meia para apreciar o enclave, mas como todo mundo queria tirar fotos no ponto de vista, no final decidimos ir para a área transversal até a hora de retornar. Ao nosso lado, tínhamos uma dúzia de vendedores ambulantes e, como passávamos muito tempo sentados lá, acabamos comprando uma toalha de mesa muito agradável e colorida de lã de alpaca.

Caso você esteja se perguntando também vimos o condor passar. Não temos certeza se vimos muitos ou foi o mesmo que sobrevoou nossas cabeças continuamente. É preciso admitir: é impressionante ver a magnitude do pássaro, embora de cima pareça apenas um grão de poeira. Toda vez que o animal voava sobre nós em silêncio, com as asas estendidas, todos pegavam as câmeras e começavam a atirar para a direita e para a esquerda, e então todos verificavam quem a possuía (digamos zoom) e falhar quem havia caçado o melhor instantâneo.

Eu percebo que esta entrada está tomando um pouco de ar destruidor, mas caso você ainda não tenha intuído, A cruz do condor me decepcionou muito. Vamos ver, não me interpretem mal, porque as vistas do canyon são muito espetaculares, especialmente o inclinação de mais de 1.250 metros. A imensidão do espaço que se abre diante do olhar aumenta a sua alma. No entanto, se eu tivesse que fazer tudo isso estrada de Puno ou de Arequipa Só para parar por aí, eu teria me sentido enganado. O esforço, o dinheiro e o tempo que devem ser dedicados, na minha opinião, não compensa. Algo semelhante aconteceu comigo quando visitamos o templo pendurado de Datong em China. Felizmente, gostamos da visita ao Canyon de Colca porque passamos o primeiro dia de descanso e no segundo fizemos atividades de montanha como passeios a cavalo e caminhadas, mas se não fosse por isso, eu ainda estaria puxando meu cabelo.