Ásia

Excursão de Pequim à Grande Muralha da China em Mutianyu

A grande muralha da China foi construído há mais de 2000 anos durante a dinastia Qin, sob o reinado de Imperador Qin Shi Guan. Começou a ser muros diferentes construídos por vários reinos independentes para parar os ataques dos nômades do norte. No entanto, eles finalmente se juntaram em uma única grande muralha cuja construção exigiu centenas de milhares de trabalhadores, a maioria presos políticos. Após dez anos de trabalhos forçados dolorosos sob as ordens de General Meng Tian, acabou sendo erigido como uma das estruturas militares mais imponentes da história da humanidade.

O teleférico e o escorregador

Em Pequim, quase todos os albergues e hotéis organizam excursões à Grande Muralha. As seções que podem ser visitadas são as de Badaling, Mutianyu e Simatai. O primeiro é o mais turístico, porque é o mais próximo da capital e o de Simatai foi fechado para restauração quando nós viajamos para a China, mas vimos que ele foi reaberto a partir de 1º de outubro de 2013. Há mais duas seções em Jinshali e Julongwan, mas são visitas que exigem uma forma física muito boa.

Então, fomos ao Mutianyu's. Vimos uma excursão que incluía café da manhã, almoço e visita às tumbas de Qin por 390 yuan, mas, para economizar um pouco, decidimos fazer isso sozinhos. Para isso, você deve ir à estação de metrô Dongzhimen e de lá para o Transfer Bus Hall, onde fica a estação de ônibus. O ônibus número 916 sai a cada 5 minutos e depois de uma hora sai da cidade de Huairo. Uma vez lá, você deve procurar um motorista de táxi que o levará 17 quilômetros até a Grande Muralha.

É o dia em que ele queria que encontrássemos o Sr. Wan, um motorista de ônibus da cidade de Pequim que decidiu levar um bônus conosco. Quando pegamos o ônibus em Pequim, ele foi gentil: ele nos disse que este era o ônibus para Mutianyu e, no meio do nada em Huairo, ele nos disse que tínhamos que descer naquela parada, exatamente onde ele havia estacionado estrategicamente o carro. carro. Obviamente, o que ele queria era nos levar à Grande Muralha pelo preço modesto de 160 yuan. Depois de negociar um pouco, e vendo que talvez não encontrássemos ninguém para nos levar, concordamos que lhe pagaríamos 60 yuans. Meu conselho é que, não importa o quanto eles digam, não desça até a última parada, a da rodoviária. Lá você encontrará mais motoristas de táxi e poderá negociar um preço melhor.

Ufff !!! Que calor!

Embora o Seção de Mutianyu Parece ser menos turístico que o de Badaling, está tudo muito bem organizado. O admissão custa 45 yuan e até a parede, você pode subir ou descer de teleférico. Outra opção, que escolhemos, era subir em um teleférico e descer a toda velocidade com um trenó com rodas em um quilômetro 80 yuan. Sim, saia da Grande Muralha em uma scooter descendo um escorregador. Tive dificuldade em assimilar a ideia, porque mal podia acreditar e até pensei que estava escrito incorretamente no letreiro da bilheteria, mas não. Somente os chineses podem pensar em montar um escorregador para descer do topo da Grande Muralha da China.

Essa seção do A Grande Muralha em Mutianyu tem três quilômetros de comprimento Visível e inclui 26 torres de vigia da dinastia Ming. Você pode ir de ponta a ponta em uma hora, embora existam algumas seções nas quais a inclinação é um pouco complicada. Seja como for, é espetacular ver esse trabalho faraônico. Naquele dia, fomos acompanhados pela mesma "calma" ou poluição que em Pequim e a silhueta sinuosa do muro estavam se esvaindo à distância depois de várias camadas de ar úmido e poluição. Foi uma pena não ter um dia claro para poder vê-lo bem, mas ainda era incrível.

O muro nunca foi usado como uma linha de defesa impenetrável, embora como Genhis Khan disse: "A força de um muro depende da coragem daqueles que o defendem". Mesmo assim, funcionou muito bem como uma estrada elevada para transportar pessoas e equipamentos por esse terreno montanhoso. Além disso, a Grande Muralha tinha um sistema de faróis que serviam para informar a capital sobre os movimentos do inimigo.

O guia Lonely Planet diz que não há ônibus de Huairou para Mutianyu. Mas existe, é 867 (16 yuan). Não tenho horários de partida de Huairou, mas os devolvo: às 14h e às 16h. De qualquer forma, naquele dia, não está claro por que, o ônibus não passou. Os taxistas disseram que era porque havia obras em uma estrada, mas é claro que eles disseram o mesmo para nós irmos de táxi. No ponto de ônibus, encontramos um casal formado por um espanhol e um italiano que estavam esperando o ônibus a partir das 14h30 e eram quase 15h e ele ainda não apareceu. No final, concordamos em descer dos quatro com um táxi por 50 yuan no total. Éramos mais baratos que o ônibus e o taxista ganhava 50 yuan, então todo mundo estava feliz. O motorista de táxi nos deixou na estação onde parou 916 a caminho de Pequim e uma hora depois estávamos de volta à estação de ônibus de Donzhimen. A propósito, esse casal nos disse que eles também encontraram outro homem que os derrubou mais cedo e que no final ele os levou à parede por 50 yuanes. Você tem que ter cuidado com os oportunistas.