Ásia

Excursão às Grutas de Yungang e ao Templo Suspenso

Continue nossa Viagem de 15 dias pela China, e como o dia anterior Perdemos quase o dia todo procurando o hotel, naquele dia estava na hora de apertar o itinerário para ver as duas maravilhas próximas Datong: Cavernas de Yungang e O templo pendurado.

Pode ter perdido tempo procurando o albergue o dia anterior. Queríamos nos dedicar a visite as cavernas de Yungang, que estão em subúrbios de Datong e no dia seguinte dedicá-lo completamente a visite o templo pendurado Isso é bem longe. Ficamos um pouco resignados porque pensávamos que teríamos que passar sem uma das duas visitas por falta de tempo. Mesmo assim, fomos à estação de trem comprar bilhetes para vá para Pingyao no dia seguinte.

Entrada da agência CITS em Datong

Pouco antes de chegar à estação, Xavi consultou o guia e viu que havia uma agência que organizava excursões na área próxima, por isso decidimos tentar a sorte dele. Segundo o guia, para acessar a agência, eles tinham que seguir as placas que indicavam: «CITS». E seguindo as placas como Alice seguindo o coelho, chegamos a uma pequena agência localizada no final de um beco sem saída.

Ao chegar lá, encontramos um grupo de 15 turistas estrangeiros esperando pacientemente pela hora de partir. Eram 8h45 e a excursão começou às 9h. Por 420 yuan, as grutas de Yungang e o templo suspenso foram visitadas com ingressos e comida incluída; ou 100 yuan apenas com transporte e guia em inglês. Parecia que naquele dia estávamos com sorte.

Cavernas Yungang em Datong

O Grutas de Yungang Eles estão nos arredores de Datong e podem ser alcançados com o ônibus número 3 que sai em frente à estação de trem. As cavernas começaram a ser esculpidas no ano 460 e durante os sessenta anos em que sua construção durou mais de duzentas e cinquenta e duas cavernas distribuídas ao longo de um quilômetro de leste a oeste. Atualmente, apenas 45 podem ser visitados, mas são um dos grandes maravilhas da China já que as cavernas abrigam belas esculturas de Buda de tamanhos infinitos esculpidos na rocha, a maior de 17 metros de altura.

Interior de uma das cavernas

Em nossa opinião, as cavernas mais impressionantes são 4 e 6, por isso é melhor deixá-las por último. Foi a primeira vez que o guia nos mostrou e o resto da visita diminuiu um pouco.

Na China, ficamos muito surpresos com as constantes contradições que encontramos. Por exemplo, em março de 2012, as entradas de muitos dos monumentos mais importantes da China sofreram um aumento espetacular. A entrada para as cavernas, que anteriormente custava 60 yuans, valia 150 yuans (18 euros) para todos os visitantes (exceto estudantes, que têm desconto). Perguntamos a Joy, nosso guia naquele dia, por que esse aumento e nos disse que o governo estava investindo muito dinheiro para recuperar e melhorar os locais de interesse cultural. Por exemplo, nas cavernas de Yungang, eles construíram uma grande entrada com uma lobby Novamente muito bonito e um templo budista grandiloquente, onde antigamente havia uma pequena população, que eles obviamente destruíram para construir aquelas instalações ostensivas. É raro. Não devemos esquecer que a China é um país comunista, mesmo que não pareça, e que um dos pilares do comunismo é o acesso à cultura para o mundo inteiro. E, no entanto, na China ainda há muitas pessoas que não podem gastar 150 yuan para entrar em um monumento. Isso foi algo que achamos bastante contraditório.

Após a visita às cavernas, retornamos ao ônibus para ir ao templo suspenso, mas antes paramos quase no meio do nada para comer em um lugar. Como no excursão a Yaxchilán no México ou em Canyon de Colca, no PeruEles pararam em um local em que concordam que você come por muito mais dinheiro do que em um local normal. E como há apenas 30 minutos para comer, não há tempo para procurar uma alternativa. O cardápio custou 40 yuan, mas todos os espanhóis do grupo preferiram sair e procurar outro lugar. Às vezes somos muito surrados, e eu me incluo, porque também saí para procurar outro lugar só para me salvar, o que em troca eram apenas alguns euros. No final, encontramos um restaurante do bairro em que o menu obviamente era apenas em chinês e não sabíamos o que havia no menu.

Superball de macarrão chinês

Depois de um tempo tentando se comunicar com o dono do restaurante com o aplicativo, não falo do iPad, conseguimos uma tigela do tamanho de uma piscina de sopa de macarrão por 12 yuanes. O resto do grupo preferiu beber uma cerveja e comprar algo para comer em um supermercado próximo.