África

Voando sobre o Delta do Okavango de avião

Continuamos com as histórias de viagem ao Botsuana. Desta vez, falamos sobre a experiência na cidade de Maun, onde fomos passear pela Delta do Okavango e logo voamos sobre o delta de avião.

Há lugares que, ao mencioná-los, evocam grandes histórias e intrépidos exploradores: Samarcanda, Timbuktu, Delta do Okavango ... Bem, depois de anos sonhando com visite o delta do Okavango, finalmente, colocamos nossos pés lá e realizamos um dos nossos sonhos de viajante mais desejados.

Você pode estar se perguntando: mas o que há de especial no Delta do Okavango? Bem, se você olhar o mapa de Botsuana, verá que ele não tem mar nem oceano. Reconheço que na primeira vez que procurei por esse país no mundo, fiquei surpreso ao ver que ele não tinha saída para o mar e, por alguns segundos, não entendi como poderia haver um dos mais famosos deltas fluviais do mundo naquele país. E é isso que torna este delta único, porque o rio Okavango flui de Angola, onde é chamado rio Cubando, atravessa a fronteira com a Namíbia e deságua no Botswana na região árida Deserto de Kalahari, dando origem a maior delta interior do mundo. A melhor maneira de ter uma pequena idéia de sua magnificência é voar de avião. Essa era a atividade que faríamos naquela tarde e tínhamos reservado o dia anterior no Old Bridge Backpackers, mas primeiro reservamos outra atividade para aquela manhã: um passeio a cavalo.

A paisagem ainda é curiosa, mas monótona

Depois do café da manhã, o motorista do táxi estava esperando que nos levássemos aos estábulos onde a corrida começou. Em Maun, apenas a estrada principal é asfaltada e o restante das estradas está na pista. Como algumas seções são bastante arenosas, elas podem ser um problema para dirigir se o carro não tiver tração nas quatro rodas, especialmente na estação das chuvas. No entanto, o mais complicado é encontrar o que você deseja visitar, pois as estradas são um pouco labirínticas e as indicações brilham por sua ausência. Apesar de tudo, chegamos ao local sem problemas.

Posando com o cavalo pelo rio

Gostamos de andar a cavalo e sempre que podemos aproveitar a oportunidade quando estamos viajando, como no viagem ao Peru quando visitamos o Colca Canyon a cavaloEssa foi uma experiência incrível. No entanto, em Maun, foi um pouco de atividade descafeinada. A razão é que os estábulos estavam bem longe do rio e, quando chegamos lá, tivemos que nos virar, porque a excursão durou apenas duas horas. Acho que também ficamos um pouco decepcionados que a paisagem fosse tão monótona o tempo todo: estradas de areia, árvores, algumas casas e pouco mais.

Atento às explicações antes do embarque

Ao chegar ao rio, vimos pescadores e lanchas que direcionavam os visitantes até o ponto a partir do qual excursões em mokoro através do Delta do Okavango, a atividade que faríamos no dia seguinte. Ficamos lá por alguns minutos e começamos o caminho de volta. Felizmente, depois da decepção da manhã à tarde, esperávamos o melhor da viagem.