África

Kasane, porta de entrada para o Parque Nacional de Chobe

Continuamos com as histórias de viagem ao Botsuana: deixamos Maun para trás para dirigir até a pequena cidade de Kasaneonde explorar o Parque Nacional de Chobe e atravesse a fronteira para ver o Cataratas Vitória.

Às cinco da manhã já estávamos andando no carro. A noite ainda reinava, mas as primeiras luzes do amanhecer começaram a surgir. Ele dia anterior Enchemos o tanque de gasolina e começamos sem mais demoras. Adiante tínhamos uma jornada de mais de oito horas de condução, já que o caminho para Kasane pela estrada nacional não é nada direto e queríamos chegar antes da hora do almoço. Na estrada entre Maun e Nata, quase não há aldeias para parar, apesar de encontrarmos alguns obstáculos. Quando saímos da área de Maun, paramos em um controle no qual tínhamos que passar todos os sapatos por um líquido desinfetante (preto enferrujado) e passar o carro por uma faixa cheia do mesmo líquido para desinfetar as rodas. Eles nos disseram que esses controles são feitos quando você sai de uma área com animais selvagens e gado para controlar a doença de vacas loucas. E há alguns anos, o Botsuana sofreu uma epidemia de febre aftosa (febre aftosa) e muitos bovinos tiveram que ser abatidos. Além disso, representava um grande problema, porque muitas pessoas haviam investido suas economias no gado e a doença as forçou a sacrificá-lo, o que perdeu suas economias por toda a vida.

Avestruzes na beira da estrada

Depois de deixar oficialmente o Área do Delta do Okavango entramos no parque nacional de Nxai Pans e, quando saímos, passamos por outro controle de estrada. Até Creme Não encontramos áreas de serviço em condições de parar para reabastecer, descansar e comer alguma coisa antes de continuar a viagem. Antes de viajar para esta seção, fomos informados de que a estrada entre Nata e Kasane estava em más condições, mas no nosso caso (novembro de 2013) eles já estavam consertando-a. Por cerca de 60 quilômetros, tivemos que percorrer 50 km / h em vez dos 120 km / h normais, porque a estrada estava em construção, então acho que em breve a estrada será completamente reformada. De qualquer forma, você precisa dirigir com muito cuidado porque, além das cabras, vacas e burros que estão ao lado da estrada, você também pode encontrar animais selvagens, como avestruzes bonitas.

Houston, temos um problema

Após cerca de 20 quilômetros de Nata, paramos no caminho para conversar com os responsáveis ​​pela Areias de elefante, já que queríamos fazer a excursão à Ilha Kukunju para passe a noite sob as estrelas nas panelas de Makgadikgadi, enormes salinas ou lagos que oferecem paisagens espetaculares e queríamos terminar os detalhes pessoalmente. O complexo Elephant Sands fica a cerca de dois quilômetros da estrada principal, ao longo de uma pista muito arenosa e, embora parecesse difícil o suficiente, o carro acabou completamente preso na areia a uma milha do hotel. Quando um carro sem tração nas quatro rodas fica preso, não há escolha a não ser pedir para ser rebocado. Felizmente, depois de alguns minutos, um pequeno caminhão-tanque passou do hotel e, como nem o motorista nem nós tínhamos corda para tirar o carro dali, o homem acabou chamando o hotel para vir nos resgatar.

O melhor de Hotel Elephant Sands é que ele é construído em torno de um lago artificial onde os elefantes se banham, então quase sempre é possível ter esses enormes mamíferos por perto para apreciá-los. Com os responsáveis ​​pela Elephant Sands, concordamos em fazer a excursão às salinas ao retornar de Kasane, mas como era o início da estação chuvosa, até o dia anterior não saberíamos se a excursão poderia ser feita ou não, porque se chovesse tudo seria lamacento e você não pode viajar pelas estradas com o carro.

Depois seguimos o caminho e, como havíamos planejado, chegamos a Kasane por volta das duas da tarde. Como é uma população muito menor que Maun, a oferta de hotéis é mais escassa e um pouco mais cara. Decidimos ficar em A casa velha, um hotel familiar às margens do rio Chobe, em um quarto duplo com banheiro e ar condicionado, que foi uma bênção com o calor que estava lá em novembro. Além disso, possui um dos poucos restaurantes com menu na área, onde os hóspedes têm prioridade na hora do jantar. Estávamos muito confortáveis.

Vídeo: VanaN'Ice Fate: Rebirth Sub Ita (Setembro 2020).