Ásia

Trem de Datong para Pingyao e primeiras impressões

Continuamos com a história de viagem à China fizemos em agosto de 2012. Nesta ocasião, deixamos para trás a cidade de Datong viajar para o pitoresco Pingyao, uma cidade património mundial.

Naquele dia, era hora de acordar cedo, porque às 7:45 saímos do trem da estação de Datong para Pingyao e, vendo o sucesso que tivemos com os motoristas de táxi da cidade, queríamos ir em frente. No entanto, naquele dia a fortuna chegou ao nosso lado e rapidamente paramos um táxi que, sem causar qualquer falha, nos deixou na estação de trem em cinco minutos.

De qualquer forma, foi uma sorte chegar com bastante antecedência, porque a magnitude desta estação de trem é considerável. Logo nos sentamos em uma das salas de espera e nos dedicamos a observar o movimento de passageiros ocupados, muitos deles com grandes malas e pacotes.

O trem de Datong para Pingyao leva cerca de seis horas e, embora também houvesse um trem noturno, preferimos fazer a viagem de um dia para descansar. Cerca de vinte minutos antes de partir, eles nos permitem acessar a plataforma. Como no Índia e Vietnã, o trem era muito longo, então demoramos alguns minutos para chegar ao nosso carro. Na porta, um revisor conferiu os ingressos e o passaporte e nos deixou em pé.

A categoria de hardsleeper São dois berços triplos por compartimento e os compartimentos estão abertos. Nos empoleiramos no topo do cais e apreciamos a paisagem humana cotidiana de uma viagem de trem na China. Descobrimos que as pessoas passavam a maior parte do tempo comendo e conversando animadamente. Também ficamos muito surpresos com o fato de o carro incluir uma torneira da qual a água fervia e costumava cozinhar as tigelas de macarrão instantâneo que são vendidas em todos os lugares. À nossa frente, no corredor, havia um casal com um filho que teria apenas um ano de idade, muito engraçado. Agradecendo à criança, lendo de vez em quando e observando os campos passarem pela janela, as seis horas passaram.

A estação de trem Pingyao fica na parte moderna desta cidade, a cerca de 20 minutos a pé da cidade murada, onde ficava nosso hotel. A cidade antiga é um tanto labiríntica e, a princípio, é difícil se orientar. Então, para não precisar voltar ao arrastar malas por horas como em DatongPedimos que o hotel viesse nos buscar.

Na saída da estação, estávamos esperando um motorista de tuk-tuk. Em Pingyao, o tuk tuks Eles são diferentes dos da Índia. São uma espécie de carroças de cerca de quatro assentos rebocados por uma motocicleta. Nós acomodamos as malas como pudemos e começamos a toda velocidade, segurando as malas com as mãos para não perdê-las em uma curva.

Em cerca de cinco minutos, o tuk-tuk Ele deixou a cidade moderna para trás e atravessou os muros da cidade imperial de Pingyao. Esta parte é um patrimônio mundial desde 1986 e, assim que você entra, você se muda para outra era. Nós serpenteamos por ruas muito estreitas e finalmente nos jogamos na porta do hotel.

Ele Yide hotel É uma daquelas acomodações que exala história por todas as paredes. O hotel foi construído em uma casa construída em 1736 e pertencia a um rico comerciante durante o reinado do imperador Qianlong. Os quartos estão dispostos em torno de pátios, tem uma atmosfera muito tranquila, é perfeitamente reformado e fica muito perto de uma das principais artérias de Pingyao: a rua Nan Dajie.

Nós nos refrescamos, comemos algo no restaurante do hotel e saímos para visitar Pingyao. A cidade murada de Pingyao pode ser visitada de graça, mas você deve pagar para visitar o interior de dezoito locais de interesse ou escalar os muros. Custa 150 yuan e é válido por três dias. Além disso, nas bilheterias, alugamos um guia de áudio por 40 yuanes para saber mais sobre tudo o que veríamos.

No verão, as vistas fecham às sete da tarde, então ainda tínhamos algumas horas para visitar a cidade. Se alguém quiser imaginar como a China antiga deveria ser, não há lugar melhor que Pingyao, porque esta cidade murada é uma das mais bem preservadas da China.