África

Da rainha Elizabeth a Bwindi ou "A pior noite da nossa vida"

Aqui está uma nova conta de viagem a Uganda o que fizemos em outubro de 2012. Nesta ocasião, contaremos a pior noite que já vivemos em uma viagem. Porque ao viajar, nem sempre é maravilhoso e em Technicolor e quem diz o contrário mente ou não viajou intensamente.

Naquela manhã terminou o safari que havíamos contratado com o Red Chili. Antes de começar o longo caminho de volta a Kampala, fizemos um workshop para aprender a fazer colares tradicionais com as mulheres da comunidade Kikorongo. O próximo destino após o safari da rainha Elizabeth foi o Parque Nacional da Floresta Impenetrável de Bwindi, que de acordo com o mapa parecia ser o próximo. Então pensamos: “Por que as oito horas dirigem para Kampala e voltam novamente para o sul sugando quinze horas de ônibus quando estamos tão perto agora?

Você vê o quão perto os dois parques estão?

Então perguntamos se havia alguma maneira de vá de Queen Elizabeth NP para Bwindi de transporte público ou táxi. A partir daí, não havia linha de ônibus conectando as duas áreas e o transporte público era limitado a matatus (vans compartilhadas), mas ninguém sabia ao certo se essa rota poderia ser coberta vinculando diferentes matatus e em um único dia. Ficar no meio do nada ao anoitecer era uma possibilidade muito grande. A única opção viável era ir de táxi e o hotel se ofereceu para ir com um motorista local por € 90. Dessa maneira, chegaríamos a Bwindi em menos de quatro horas. Encontramos as melhores idéias.

Naquela manhã, aprendemos a fazer cestas.

Quando a oficina de artesanato terminou, fomos para Bwindi. 80% das estradas que percorremos não eram pavimentadas. Encontramos uma estrada tão lamacenta que até um caminhão ficou preso e depois uma pista tão seca que havia apenas poeira por toda parte. Perguntamos ao motorista se ele podia parar em um banco para poder trocar dinheiro e encontramos um no meio do nada, em uma cidade que parecia tirada do extremo oeste, mas em uma versão africana.

Aprendendo a fazer colares

Mais tarde, o carro passou em frente a um campo de refugiados da ONU que nos lembrou que estávamos nos aproximando da fronteira com a República Democrática do Congo. Um amigo diz que todos os países que têm alguma variação da palavra democracia em sua nomenclatura são porque precisamente o país não tem e o Congo é um exemplo vivo disso.

Essas peças são feitas com recortes de revistas.

Ao meio-dia chegamos a Butogota, uma cidade a dezessete quilômetros de Bwindi NP e onde o ônibus parte para Kampala. Pedimos ao motorista que nos deixasse lá, o que foi um grande erro e o início do declínio do viagem a Uganda.

Nosso transporte da rainha Elizabeth para Bwindi

Nossa intenção era controlar o ônibus para conhecer os horários (o ônibus sai às 4h, essa informação foi obtida assim que chegamos) e, por que não admitir, como chegamos um dia antes e dormir em Bwindi era muito caro, decidimos dormir em Butogota porque era muito mais barato. Naquela época, tínhamos o espírito aventureiro em níveis muito altos e, portanto, a queda foi tão grande. Você não sabe do que lamentamos não querer gastar mais US $ 120.

Pare em Kihihi para ir ao banco.

Nesse ponto, é necessário colocar um pano de fundo na mesa para que o que aconteceu depois seja entendido. Esta foi a primeira viagem que fizemos a um região com malária e, portanto, a primeira vez que tomamos Malarone, o profilático para esta doença. Malarone pode produzir alguns efeitos colaterais; por exemplo, em 1 em cada 100 pessoas, pode causar insônia, em 1 em cada 1.000 ansiedade e, em casos muito raros, paranóia. Bem, o destino queria Isabel fora desse "1 em um milhão" e quando chegamos a Butogota teve dias com esses sintomas adversos.

Rua principal de Butogota

Ficamos no único motel em funcionamento da cidade: o Hotel árvore verde. Era muito básico, os quartos estavam dispostos em torno de um pátio e tinham uma cama, um banheiro que em vez de um chuveiro tinha uma torneira e um balde e uma rede mosquiteira cheia de buracos. Realmente não foi tão ruim, no viagem a india Isabel estava em lugares piores e muito mais sujos.

Hotéis Green Tree em Butogota

O hotel só tinha um bar sem restaurante, então saímos para ver se podíamos encontrar algum lugar para comer. Butogota é uma cidade pequena, com apenas um par de mercearias empoeiradas e alguns edifícios alinhados em uma rua. De fato, parece que a cidade cresceu porque é o ponto final do ônibus para a capital, portanto, encontrar um lugar para comer foi quase um milagre. O local era tão básico quanto o cardápio, eles só tinham um prato de carne e legumes, e o local era tão pouco higiênico que Isabel preferia jejuar.

Green Tree Rooms

Em Butogota, havia pouco o que fazer e perguntamos se havia algum cibercafé nas proximidades (para perguntar o que não seria deixado). Logo estávamos em alguns casamento-casamento (motocicletas) que nos deixaram em um local com computadores localizados a um quilômetro do hotel. Lá ficamos por um tempo enquanto a inundação universal caía do lado de fora.

Vídeo: Which Safari in Uganda? Queen Elizabeth. Lake Albert. Murchison Falls (Setembro 2020).