África

Rastreamento de gorila em Uganda

Continuamos com as histórias de viagem a Uganda que fizemos em outubro de 2012. O dia que descreverei abaixo foi um dos mais impressionantes da viagem e, ao mesmo tempo, um dos mais belos de nossa vida de viajante, pois fizemos o desejado rastreamento de gorila em Uganda. Entramos no Parque Nacional de Bwindi para acompanhar os últimos espécimes de gorilas das montanhas que vivem no planeta.

Depois de uma noite de chuva, o dia amanheceu sem chuva, mas com todas as montanhas cobertas por uma névoa espessa. Deixamos nossa banda e fomos até a sala de jantar de acampamento comunitário para tomar cafe da manhã. Parecia naquela manhã não ia chover e isso foi uma boa notícia, porque estávamos esperando um dia que poderia ser muito longo.

O hotel preparou as malas com comida para viagem. Em seguida, alugamos uma vara de madeira para usar como bengala por US $ 5 para nos ajudar durante o rastreamento e fomos para o ponto de encontro do parque nacional. Quando chegamos às 7h30, quase todas as pessoas que iam participar do rastreamento já estavam lá naquele dia, todas preparadas para o grande momento.

Fomos distribuídos por grupos e cada um recebeu uma família de gorilas para rastrear naquele dia. De Buhoma, três famílias de gorilas podem ser encontradas: o Habinyanja, o Rushegura e o Mubare. O último é o que visitamos. Foi o primeiro que começou a receber visitas em 1993 e, portanto, está mais acostumado aos olhos dos humanos. O guardas florestais quem veio conosco explicou alguns padrões básicos de comportamento: manter uma distância mínima de sete metros e, se um gorila se aproximasse, teríamos que ficar quietos, não fazer barulho durante a visita e sempre seguir as instruções do guardas florestais.

Cada família recebe um grupo de oito visitantes por dia. No entanto, alguns aposentados americanos do nosso grupo decidiram não aparecer desde o dia anterior, já haviam rastreado os gorilas e acabaram muito cansados. Portanto, havia apenas seis turistas: um fotojornalista japonês, uma família alemã de três e nós dois. Por outro lado, o pai da família alemã passou alguns dias com gastroenterite e não estava em forma, mas não queria perder essa experiência por nada no mundo. Além disso, fomos acompanhados por alguns guardas florestais armados com rifles, dois novos recrutas da UWA e um total de três carregadores que contratamos na entrada para nos ajudar no caminho, o que poderia ser muito difícil.

Antes de começar, eles explicaram que algumas horas antes de outro grupo de guardas florestais Ele partiu em busca de nossa família de gorilas a partir do ponto em que foram encontrados no dia anterior. Apesar disso, nunca há garantia total para encontrá-los. Como nos disseram, alguns grupos chegaram para encontrar os gorilas em apenas quinze minutos e outros levaram 12 horas.

Pouco a pouco começamos a entrar no parque nacional. A trilha era muito bonita e a selva exuberante. Rastrear gorilas não é exatamente como caminhar, já que as estradas são mal marcadas. É feito progresso onde os guias acreditam que a família dos gorilas estará. Então você tem que passar por cima de árvores caídas, percorrer a selva com facões e caminhar por estradas ensangüentadas. Não era um caminho fácil, mas Gostei de anão pela primeira vez na viagem. Apesar do cansaço e das dificuldades da estrada, ele tinha um sorriso no rosto de orelha a orelha. Eu estava com um cachimbo fazendo a cabra atravessar a selva.

De repente, todo o grupo parou e os guias nos sinalizaram para deixar as mochilas e varinhas para trás. Os gorilas estavam a poucos metros de distância. Subimos furtivamente por uma encosta cheia de arbustos e entre as ervas daninhas densas vimos três gorilas comendo em um lugar cercado por vegetação. Um dos guardas florestais Ele limpou as ervas daninhas que cercavam um dos gorilas e lá estava exposto para que pudéssemos admirá-lo.

Vídeo: QUÉ VER EN UGANDA, además de gorilas de montaña (Setembro 2020).