Europa

Eu andei em volta I: de Begur a Calella de Palafrugell

Por muitos anos eu estava dizendo que queria fazer o Eu andeie até este verão, por várias razões, eu não era capaz de fazer uma pequena parte. A estrada redonda é uma rota de 583 quilômetros que viaja ao longo da costa catalã de Portbou, na fronteira com a França, até Ulldecona, a poucos quilômetros da província de Castellón. Dizem que antigamente serviu para realizar rondas de vigilância ao longo da costa e impedir todos os tipos de ataques marítimos. Atualmente, é um caminho muito bem preservado, passa por enseadas e maciços e permite desfrutar de uma paisagem mediterrânea onírica.

Decidimos fazer a estrada que vai de Begur a Palamós que, de acordo com o site da Federació d'Entitats Excursionistes da Catalunya, leva cinco horas e vinte minutos para viajar. A realidade é que, se você não é um alpinista comum e gosta de parar para tirar fotos, precisa de pelo menos oito horas e alguns conjuntos de pernas extras. Finalmente fizemos a jornada de Begur a Calella de Palafrugell, de pouco mais de onze quilômetros, que tem um layout bastante complicado em algumas seções, mas nas quais podemos desfrutar de uma paisagem incomparável.

De Begur a Tamariu (4,33 km)
Não visitamos Begur porque chegamos um pouco atrasados ​​e começamos a fazer a estrada diretamente, mas para quem nunca visitou esta cidade, vale a pena dar uma volta pelo centro e talvez tomar um bom café da manhã lá. Chegamos às onze e meia, deixamos o carro nos arredores da cidade, na direção de Aiguablava, e caminhamos pela estrada GIP-6531 até ver uma indicação à esquerda que apontava para um caminho que entrava em uma floresta com casas de veraneio à esquerda. A verdade é que essa rota é muito desinteressante, porque você percorre trilhas florestais interiores e passa por urbanizações e estradas municipais. O bem começa quando você alcança Tamariu. Ao fazer essa jornada, demorou duas horas e meia em vez do tempo gasto na web.

De Tamariu a Cala Pedrosa (2,03 km; tomamos 6,35 km)
Tamariu era uma pequena vila de pescadores que em meados dos anos oitenta tinha uma estrondo turista e agora se tornou um dos lugares mais selecionados para passar as férias. As praias nesta área da Costa Brava são pequenas enseadas que dificilmente cabem em ninguém. A areia é grossa, como eu gosto, e as pessoas procuram um buraco nas rochas. Ao chegar lá, entramos em um bar para tomar um refrigerante para recuperar e seguir o caminho. Antes de chegar à praia, há uma pequena mercearia onde você pode comprar bebidas e lanches para seguir o caminho. Deve-se dizer que esta área da Costa Brava é bastante cara, portanto, para uma garrafa de meio litro no supermercado, pagamos 0,70 centavos e por um saco de batatas 1,80 euros.

Honestamente, Tamariu é a cidade que eu mais gostei das que visitamos naquele dia. Tem os mesmos elementos que as outras aldeias: edifícios brancos imaculados, pequena enseada de areia, rochas em pleno contato com o mar, águas azuis e turquesas escuras, barcos ancorados no meio da água e pinheiros ao redor. Mas, pessoalmente, gostei muito mais do que os outros. Talvez porque a estrada que vai de Tamariu a Llafranc seja a que tem as melhores vistas. Mas nem tudo nesta vida é tão bucólico, porque precisamente esta seção é a mais difícil. Ao sair de Tamariu, você deve atravessar uma área rochosa, onde deve ter cuidado para seguir bem as placas e não escorregar. Então você passa por uma faixa de areia na qual mais do que a estrada redonda parece uma estrada de cabras da montanha.

Eles percorrem penhascos e sobem, até chegar ao topo da enseada de Pedrosa, que, como o nome indica, é uma enseada onde há pedras em vez de areia. Existem dezenas de iates e barcos ancorados com pessoas que apreciam o sol e a água. Para seguir o caminho, você tem que descer alguns metros por uma estrada em que precisa desacelerar e agarrar as cercas de madeira para evitar bater em si mesmo.

Ao chegar a Cala Pedrosa, um garoto nos pediu para comprar algumas pedras na pequena loja que ele havia montado para brincar. Na enseada, há um restaurante onde você pode comer e beber algo na sombra. Sem saber para onde a estrada estava indo, pedimos ao proprietário e ela nos disse para pegar a estrada que passava atrás do restaurante e que entrava em uma pequena floresta.

Para fazer esta seção, demorou cerca de uma hora e meia, mas paramos muito para tirar fotos e apreciar a paisagem. Embora fossem duas da tarde, a estrada atravessa grande parte de uma área onde as árvores dão uma boa sombra e a brisa do mar ajuda a suportar muito bem o calor.

Vídeo: ANDEI EM CIMA DA ÁGUA (Agosto 2020).